sexta-feira, 16 de junho de 2023

Drácula (1979)

A primeira vez que assisti a esse Drácula foi nos anos 80, no Supercine da Globo. Já naquela ocasião percebi que se tratava de um grande filme. Recentemente porém o filme foi relançado em DVD nos Estados Unidos e decidi rever novamente. O tempo só lhe fez justiça. Digo, sem medo de errar, que esse é certamente um dos melhores filmes sobre o lendário Conde criado por Bram Stoker. Claro que o filme de Francis Ford Coppola segue sendo até hoje a melhor adaptação do romance vampiresco para o cinema. Isso porem não tira os méritos dessa outra excelente produção que foi assinada pelo ótimo John Badham. De fato foi um dos primeiros filmes a seguirem de perto o livro original. Embora a trama tenha sido enxugada um pouco, o enredo segue praticamente o mesmo criado por Stoker.

Quando o filme começa já vemos Drácula desembargando numa Londres escura, cheia de nevoeiros e clima sombrio. O ideal para esse tipo de história. Aliás tiro o chapéu para a equipe que foi responsável pela direção de arte, figurinos, maquiagem e reconstituição histórica da produção, porque está simplesmente perfeita. Some a isso o excelente elenco e você terá uma pequena obra prima em mãos. Frank Langella como Drácula é uma combinação perfeita. Penso até que o ator teria ter voltado ao personagem em novos filmes. Seu estilo pessoal, dicção e modo de comportamento em tudo combina com o Conde da Transilvânia. Em pleno anos 70 ele conseguiu dar uma certa modernizada no personagem, com trejeitos e figurinos mais de acordo com a época, como também conseguiu respeitar a tradição do Conde da literatura. Não foi algo fácil de fazer. O mesmo vale para o veterano Laurence Olivier como seu opositor, o Dr. Van Helsing. Em suma, é um filmão de terror que deixaria orgulhoso o próprio Bram Stoker em pessoa! Nunca assistiu?! Não vá perder mais tempo e corra para conferir.

Drácula (Drácula, EUA, 1979) Direção de John Badham / Roteiro: Hamilton Deane baseado na obra de Bram Stoker / Com Frank Langella, Laurence Olivier, Donald Pleasence / Sinopse: Conde romeno de nome Drácula (Frank Langella) chega na vitoriana Londres para adquirir uma nova propriedade na cidade. Nesse momento conhece a linda Mina, filha do renomado Dr Van Helsing e sua amiga Lucy, jovem namorada de seu procurador. A aproximação se tornará irresistível para o vampiro da noite. .

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Preciso rever esse filme, urgentemente.

    ResponderExcluir
  2. Filme muito bom e melhorou muito com o passar dos anos.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Re assisti ontem: Eu não se foi por causa do overacting dos atores, Frank Langella e a Kate Nelligan, que parecem querer mimetizar o cinema expressionista alemão; ou a incorreção com a historia original, inclusive trocando o nome da amada do Drácula de Nina pra Lucy, quando na historia original a Lucy e a amiga que morre primeiro; etc. Ai, depois do meio do filme, fiquei pensando como você fez com o ultimo filme do Mel Gibson que comentou: "o que o Lawrence Olivier, o maior ator shakespeariano do mundo, esta fazendo numa bomba dessas?".
    Desculpe, mas fiquei muito mal impressionado com esse filme.

    ResponderExcluir
  4. Algo normal, alguns gostam, outros não. Eu devo ter visto pela última vez há uns sete anos e gostei bastante como se pode perceber pelo texto que escrevi na época. Talvez os filmes de terror hoje em dia estejam tão ruins que esse me pareceu muito bom... rsrs

    ResponderExcluir